sábado, 22 de fevereiro de 2014

FAQ Sobre BJDs 1/2

Praparado para aprender sobre BJDs?! 

BJD é uma sigla que significa “Ball-Jointed Doll”, também chamados de “Asian Ball-Jointed Doll” (ou ABJD), que significa “Bonecos (Asiáticos) de Junta Esférica”.


     Os BJDs são produzidos principalmente na Coreia do Sul, Japão e China (por isso o termo “Asian” ser constantemente incluído na nomenclatura) e são geralmente feito de resina poliuretana (um material rígido e denso). Suas peças são unidas por um elástico interno que é responsável por segurar as partes em unidade e também manter as poses do boneco. Os BJDs do jeito que conhecemos hoje foram inicialmente introduzidos no mercado pela empresa Volks no ano de 1999 com as linhas chamadas “Dollfie” e “Super Dollfie”. Na época, o intuito da empresa foi atingir melhor o mercado feminino, já que a maioria dos figures que eles produziam eram comprados pelos meninos.      É considerado um BJD todo boneco que possui juntas formadas por partes esféricas que se encaixam em cavidades côncavas. Algumas colecionadores tem conceitos mais específicos sobre o que é um BJD, por levarem em consideração aspectos como: Possibilidade de troca de olhos e wig (peruca), material do boneco, proporções e aspectos humanos, quantidades e localização das juntas dentre outros. Apesar de BJD ser por definição “um boneco de juntas esféricas”, com o passar do tempo estas juntas foram evoluindo para formatos menos esféricos que aprimoraram sua poseabilidade. O encaixe das juntas, no entanto, continua sendo esférico.
     Existem atualmente diversas marcas de BJDs, que os oferecem em formas, modelos e cores muito variadas. Além daqueles de aspecto humano, também são encontrados bonecos com a estética inspirada em Animes. Existem os BJDs “fantasia” com asas, chifres, patas e outros aspectos fantásticos ou de contos de fadas. Também encontramos os BJDs chamados “Anthros” (vindo da palavra “Anthropomorphic”, ou “com forma de humano”), sendo estes bonecos Animais de aparência Humanóide. Além destes, ainda temos BJDs com a aparência 100% Animal, Cyborgs, “Planthros” (uma mistura da palavra “Plant” (planta) e “Anthropomorphic”, pois são bonecos que misturam aspectos de Plantas e Humanos), e tem aqueles com detalhes de cicatrizes ou outros aspectos “Dark”, Elfos... Enfim, há uma infinidade de opções!


Era uma vez, 200 anos antes de Cristo... 


     Bonecos com juntas articuláveis já existem há cerca de 200 a.C., e eram criados com madeira e argila na antiga Grécia e Roma. Já na França e na Alemanha (entre os séculos 19 e 20) eram produzidas bonecas “Bisque” (com o rosto feito de porcelana bisque e o corpo geralmente feito de outro material, como madeira), que eram articuladas com juntas esféricas e unidas por um elástico. Estas bonecas tinham o tamanho entre 15 e 100 centímetros, medidas que ainda são usadas nos BJDs de hoje.
     Falando dos tempos “modernos”, lá pelos anos 30 um artista alemão (Hans Bellmer) começou a criar dolls com este tipo de junta para usar em seus trabalhos artísticos e de fotografia. Influenciados por ele, e também pela longa tradição japonesa de criar bonecos, artistas japoneses modernos começaram a criar seus bonecos com um intuito 100% artístico e incorporando vários elementos históricos: Juntas esféricas, elástico interno, utilizando porcelana Bisque, e eles decidiram por fazê-los com um metro ou mais de altura.
BJDs da Volks.
Daí voltamos para o século XXI com a Volks, que introduziu os “BJDs Modernos” no mercado em 1999. Utilizando o poliuretano (material da maioria de seus figures) para fabricá-los, a empresa apresentou as linhas ao mercado com uma estética mais atrativa e atual. Os BJDs da Volks possuíam (e ainda possuem em sua maioria) uma aparência mais estilizada, inspirada nos animes japoneses, pois a empresa já se encontrava a um bom tempo bem estabelecida neste tipo de mercado. Uns três anos depois, percebendo o sucesso das Dollfie e Dollfie Dream (principalmente entre as meninas, já que na época a estratégia da Volks era ganhar espaço entre o público feminino), outras empresas encontraram aí uma oportunidade de mercado. A partir de então, uma infinidade de variações estéticas foi e ainda é constantemente apresentada para os colecionadores, hoje sendo estes homens e mulheres das mais diversas idades e nacionalidades.
(Informações históricas na íntegra: http://en.wikipedia.org/wiki/Ball-jointed_doll)

Diferenças Entre os Modelos de BJD


     O nome usado para especificar o BJD é o nome da marca dele, da linha dele ou cada um tem um nome próprio? Cada BJD que uma loja lança recebe um nome específico para o molde de seu rosto. Desta forma, existem vários moldes de uma mesma linha de BJD para cada loja. Chamamos de “linha” cada tipo específico de BJD que uma loja oferece. Por exemplo, a Loja X pode ter a linha A com BJDs de 40cm e a linha B com BJDs de 60cm. Existem outros tipos de variação entre linhas além de apenas o tamanho do boneco.
     Estes moldes específicos de rosto podem ser oferecidos como modelos standard (básicos) ou modelos limitados (vendidos apenas por um período de tempo ou quantidades pré-determinadas). Um mesmo molde de BJD pode ter uma variação de cor de resina, variação de formato (como olhos abertos ou fechados, orelhas humanas ou de elfos), variação de gênero (versão menino e versão menina de um mesmo moldelo) ou mesmo variação na customização que a loja oferece para ele (podendo ser a pintura, as roupas ou uma combinação dos dois e outros extras). Estas variações podem ser oferecidas de forma standard ou limitada, dependendo da loja, do modelo e do lançamento.
     Os BJDs têm como característica as suas proporções humanas “biologicamente corretas”. Isto significa que estes bonecos apresentam músculos, veias, genitálias e outros detalhes “naturais” em seus moldes. Dentro da grande variedade de BJDs disponíveis, existem aqueles com maior e aqueles com menor definição destes aspectos, podendo ser os moldes muito realistas ou bastante estilizados. A maioria dos modelos de BJD possui a cabeça de tamanho proporcional ao corpo (o que não acontece com muitos bonecos colecionáveis), mas isto não é regra e, apesar de não ser tão comum, existem modelos em outras proporções também no mercado. 
 Os BJDs são bonecos criados com o intuito de customização. Enquanto alguns colecionadores customizam outros tipos de bonecos “prontos”, os BJDs são vendidos por muitas vezes “crus”, sem pinturas ou quaisquer acessórios, para que o colecionador “monte” o boneco como bem quiser. Os colecionadores tratam os BJDs como “telas em branco para seu trabalho de arte”, tomando muito cuidado com cada detalhe de seus bonecos. Todos os aspectos de um BJD podem ser alterados de acordo com a vontade do respectivo dono, pois além da base (molde do corpo e da cabeça, que por vezes também é modificado), todos os seus itens externos não são fixos, o que possibilita ao customizador uma infinidade de combinações.

     Por serem bastante ligados à criatividade, é muito comum colecionadores incorporarem um “personagem” em seus bonecos, podendo estes terem ou não uma história de fundo, pois quanto mais definida a personalidade do personagem, mais fácil, fiel e realista fica a customização.
Os BJDs são bonecos que ficam em pé sozinhos e conseguem segurar muitas poses “naturais”, o que os torna perfeitos para trabalhos artísticos como os de fotografia. Muitos colecionadores de BJD também são entusiastas de arte digital, desenho e pintura, costura e outros trabalhos manuais.




O que faz parte de um BJD?

Um BJD pode ser desmembrado nas seguintes partes:

  • Cabeça: Cada Molde de BJD é único e é tratado como tal pelos colecionadores. Pode ser removida de seu corpo standard e recolocada em outro corpo alternativo. No caso de um BJD vir com duas cabeças, cada cabeça é uma parte única do doll e tem seu valor unitário distinto.
  • Corpo: Cada Linha de BJD tem seu próprio corpo, podendo existir um corpo feminino e um corpo masculino para a mesma Linha. Ainda, existem lojas com a opção de mais de um corpo diferente por linha, podendo variar no número/formato das juntas ou aspectos físicos, como músculos ou tamanho os seios.
  • Pintura: A pintura que um BJD tem naquele momento é considerada como parte do doll. Se a pintura for na cabeça, faz parte da cabeça. Se for no corpo, faz parte do corpo. Apesar de “fazer parte” destas peças, a pintura possui um valor a parte que deve ser contabilizado.
  • Olhos: São itens removíveis. BJDs com olhos completamente fechados não possuem esse item.
  • Wig (peruca): É removível.
  • Roupas e acessórios: São removíveis. Um Set de roupas e acessórios não inclui olhos, wig (peruca), ou sapatos.
  • Sapatos: São removíveis. Não fazem parte do set de roupas do BJD e são sempre considerados um item a parte.
  • Partes extras: Quaisquer partes que possam vir com um BJD (geralmente também feitas de resina) são consideradas um item a parte, como por exemplo: mãos extras com posições diferentes, asas, chifres removíveis, armaduras e outras partes acopláveis que não fazem parte do corpo ou cabeça standard de um doll.

Com relação ao valor (de mercado) de um BJD, além dos itens acima, são considerados:
A cor da resina do boneco, se o molde da cabeça ou outros itens são limitados (e o grau de raridade destes) e também o estado de conservação do BJD. Ainda, a grande maioria dos BJDs vêm com caixas próprias, com almofadas para proteção. Também são disponibilizados certificados de autenticidade e outras papeladas com um doll comprado diretamente da loja. Todos estes elementos também são importantes para um colecionador e devem ser considerados.

Tem alguma coisa importante para se adquirir junto ao BJD?



  • Magic Block: São esponjinhas feitas de um material que é próprio para limpar o poliuretano.
    BJD em forma de coelho antropomórfico.
    Parecem com esponjas comuns, mas quando esfregadas contra a resina soltam um “pózinho” (que é bom não respirar), e limpam o doll que é uma beleza! A sujeira sai fácil, e às vezes até manchas mais feias. São baratos e é sempre bom ter um estoquezinho deles para manter os BJDs sempre limpinhos de forma segura.
  • Face Mask: São capas de plástico que servem para proteger a pintura do rosto de um BJD do  contato com outros materiais e aumentar sua durabilidade. Estes Face Masks geralmente vêm com BJDs que receberam alguma pintura de uma loja ou de um customizador profissional. Mas além destes “de brinde”, também é possível adquirir Face Masks por preços baixos em lojas que vendem artigos de BJD. 

Entendendo os tamanhos: Siglas e Proporções



Os tamanhos mais comuns de BJD giram em torno dos 25cm aos 70cm, embora dolls bem menores, ou até maiores também existam e são razoavelmente populares.
Segue a classificação:
  • Tiny: Qualquer doll pequeno, geralmente de 20cm ou menos. Os Yo-SDs também são frequentemente incluídos nesta categoria.
  • 1/6 ou Yo-SD: Tamanhos de 20cm a 30cm aproximadamente.
  • 1/4 ou MSD: Tamanhos de 35cm a 48cm aproximadamente.
  • 1/3 ou SD: Os tamanhos mais comuns giram em torno dos 60cm, 70cm  e 80cm aproximadamente. Porém nesta categoria podemos encontrar dolls de 50cm a 120cm. Ainda, também são utilizadas as nomenclaturas SD70 e SD80 que às vezes são empregadas para uma melhor especificação de tamanho, mas não é tão comum.                                                                                                                                                     

Tanta sigla já na parte que explica os tamanhos é na verdade bem fácil de lembrar.
Sabe as linhas da Volks que deram início a coisa toda? Então, a sigla “SD” Significa “Super Dollfie”, e MSD é para “Mini Super Dollfie”. A outra sigla que sobra fica para os menores (Yo-SD) e “Tiny” significa literalmente “Pequeno”. Sobre a parte matemática, na verdade é um cálculo muito fácil e lógico. Os números fazem menção à escala do boneco, sendo o de 1/3 um boneco com um terço de uma pessoa de estatura normal (uma pessoa de 1 metro e 80 centímetros). Um terço (1/3) de 180cm é 60cm. Um quarto (1/4) de 180cm é 45cm e um sexto (1/6) de 180cm é 30cm. Estas seriam as medidas “padrão”, mas como já foi dito acima, existem as variações.


Além das siglas de tamanho, preciso entender algum outro nome?



Sim. Existem outros termos no mundo BJDtístico que é importante conhecer. São eles:
BJD representando uma mulher de tribo africana.
  • Headcap: Os bonecos possuem uma abertura na cabeça para o posicionamento dos olhos e a remoção da cabeça do corpo.  O Headcap é a tampa da cabeça do BJD. Na maioria das vezes é preso na cabeça por imãs, mas em vez disso pode funcionar por um sistema de travas.
  • Faceplate: Alguns BJDs não possuem Headcap. Em vez disso eles têm um sistema de Faceplate. O Faceplate é quando, em vez de abrir pela parte de cima, a cabeça do BJD abre pela frente, sendo todo o rosto do doll removido, e ficando presa no corpo só a parte de trás da cabeça. Esse sistema foi criado para facilitar a troca de Faceplates (ou seja, a alternação dos rostos do BJD) e também o reposicionamento dos olhos. Na maioria das vezes é preso na cabeça por imãs, mas em vez disso pode funcionar por um sistema de travas.
  • S-Hooks: São os ganchos utilizados para prender as extremidades do BJD no elástico interno. Possuem esse nome por conta de seu formato de S, embora muito raramente podemos encontrar os O-Rings (uma argola que segura o elástico, em vez de um gancho em S). O S-Hook é muito mais funcional do que um O-Ring, pois por ter o formato em S o gancho tem aberturas que permite sua remoção do elástico sem que o nó do elástico seja desfeito.
  • Facemask: Peça de plástico, normalmente transparente, que funciona como um “capacete”, protegendo a pintura do rosto de um BJD. Costuma vir com cabeças que receberam pinturas profissionais, mas podem ser adquiridos em lojas de BJDs por preços baixos.
  • Magic Block: Esponja muito utilizada para a limpeza de BJDs pois é muito eficiente em remover sujeira do poliuretano. É facilmente encontrada em lojas de BJDs por preços baixos.
  • Stringing/Unstringing/Restringing: Montar, desmontar e remontar o BJD, respectivamente.
  • Faceup/Makeup/Make: A pintura feita no rosto de um BJD.
  • Blushing/Body Blushing: Sombreamento ou sombreamento no corpo. É a pintura feita no corpo ou em partes especiais de um BJD.
  • Eyeputty: É a massinha usada por dentro da cabeça do BJD para segurar seus olhos no lugar.
  • Recast: CUIDADO! Um recast é a cópia ilegal de um BJD, ou seja, é a versão pirata. Por isso, sempre tome cuidado quando for investir neste tipo de boneco, pois infelizmente existem pessoas de má fé que tentam repassar recasts como se fossem o verdadeiro, dando o maior calote em compradores desavisados. Existem recasts com caixas e certificados de autenticidade falsificados, então cuidado redobrado e triplicado com artigos de segunda mão. Geralmente quando o negócio é bom demais para ser verdade, é porque alguma coisa tem.


Cuidados com a Resina: Evitando o amarelamento e os efeitos do tempo



     O BJD é feito de um material que amarela com o tempo. As resinas, principalmente as mais claras, passam a adquirir um tom notavelmente mais amarelado quando ficam mais velhas. Não é uma diferença absurda de cor, mas acontece. A resina amarela sozinha, apenas pelo fato de estar em contato com o oxigênio, mas existem fatores que podem fazer a resina amarelar mais do que o normal e mais depressa.
Um BJD levemente amarelado não é feio e também não é considerado “danificado”. O único problema é quando não se tem cuidado com a resina e ela amarela demais, ou em partes específicas, e daí doll adquire uma aparência manchada. Quando um doll amarela demais, ou amarela todo manchado, estes sim são considerados danificados e perdem seu valor (de mercado).

Mas então, como cuidar da resina?
É importante lembrar de duas coisas que fazem a resina amarelar: Sol e oleosidade.
  • Sobre o Sol: O ideal é sempre proteger um BJD da luz do sol, pois mesmo a luz indireta acelera o processo de amarelamento. Não significa que se você colocar o doll no sol vai assistir ele mudar de cor e ficar mais e mais amarelo já naquela hora. O efeito acontece com o tempo, mas de pouco em pouco a diferença de cor fica bastante aparente. Esse amarelamento também não se reverte, então vira uma coisa cumulativa. É fácil perceber este tipo de amarelamento geralmente pela diferença de cor que começa a aparecer entre as partes cobertas (por roupas/sapatos/etc) e as partes de resina que ficaram expostas, que deixam o doll com efeito de cor manchado e desigual. Existe um tipo de MSC (verniz fosco utilizado para selamento da pintura do BJD) que é UV CUT, ou seja, tem o efeito de bloqueio dos raios UV do sol. Este verniz ajuda a combater os efeitos do amarelamento por exposição, mas não é uma proteção absoluta. Pense nele como um “protetor solar” que ajuda a prevenir, mas que não é uma solução perfeita. O elemento ideal para evitar este processo é a boa e velha sombra.

BJD segurando um BJD.


  • Sobre a Oleosidade: Todo dono de BJD evita o contato do doll com definitivamente qualquer coisa oleosa. O óleo não é seguro para a resina e pode resultar em manchas. Além do cuidado de não utilizar materiais oleosos na pintura dos BJDs, também é importante deixar cremes, frituras e comidas em geral longe. Lembrem que numa cozinha, mesmo que o BJD esteja longe do fogão, uma panelada de batata frita solta aquela “nuvem” de óleo que é nociva para a resina. Além do problema de manchas, a oleosidade também acelera o processo de amarelamento natural da resina e é mais seguro evitá-la. Inclusive, a própria oleosidade da nossa pele é um mal que precisa ser evitado. Sempre tenha o cuidado de verificar se suas mãos estão secas quando for manusear um BJD. Se sentir que precisa lavá-las, lave-as e evite danos na resina de seu doll a longo prazo. Além das mãos notavelmente suadas, a verdade é que o ideal é evitar o contato direto das suas mãos com o BJD sempre que puder. Muitos colecionadores procuram encostar nas roupas/sapatos/partes cobertas o quanto for possível, e limitar o contato direto com a resina para apenas quando a peça a ser movimentada está exposta e não existe outra alternativa. Também não estou dizendo que você precisa usar luvas para tocar nos BJDs, ou que é imprescindível lavar as mão antes de qualquer contato com BJDs, nem que você não deve nunca encostar na resina com suas mãos. Mas é importante sempre lembrar desse “porém” e tomar um algum cuidado com isso para evitar possíveis danos futuros.

Cuidados com a Pintura: Evitando o desgaste e aumentando a durabilidade



     A pintura dos BJDs é feita a mão. Dentre os materiais utilizados estão: giz pastel, lápis aquarelável, tinta acrílica (em alguns casos guache), Mr. Super Clear Flat (ou MSC Flat, é o verniz utilizado para fixação das camadas de pintura) e Gloss (geralmente Tamiya-x22, mas é qualquer verniz brilhante que serve para dar o brilho “molhado” nos lábios e em torno dos olhos). Esta pintura é frágil, no sentido de que se não for tratada direito pode sujar, borrar ou lascar. Por outro lado, se tiver o devido cuidado com ela, a pintura pode durar para sempre.

Então, o que é e o que não é seguro para a pintura de um BJD?
  • A pintura sai. Ela é selada com MSC fosco, que tem uma boa durabilidade, mas isto não a torna definitiva. Cuidado com qualquer objeto “raspando” na pintura. Este tipo de contato brusco pode soltar o verniz e arrancar tudo o que foi pintado naquele local. A pintura pode sair tanto em “riscos” como em “lascas”, exibindo a resina limpa por baixo e arruinando a aparência de um BJD. A própria mão do BJD ou outras partes do boneco podem danificar a pintura dependendo do tipo de contato, por isso sempre tome muito cuidado com o contato que as partes pintadas do doll têm com qualquer coisa ao redor. Outro ponto importante é a pintura feita nos corpos ou nas “partes especiais”. Principalmente onde há juntas, a pintura costuma lascar em áreas de atrito. Nestes casos é recomendado “amaciar” o atrito com tecido ou outro material semelhante entre as juntas do doll e também evitar o atrito entre as partes de resina ao manipular o BJD.
  • A pintura desgasta. O que significa que, já que ela não é definitiva, ela pode soltar aos poucos se você não tiver o cuidado necessário. Atenção ao guardar o BJD, sendo em uma caixa ou em uma bolsa. Se possível, sempre guarde o BJD com um Face Maks protegendo o rosto. Mesmo na hora de limpar um BJD, lembre que até o Magic Block (que é bastante funcional e seguro) desgasta as camadas de verniz e a pintura, então use com muita moderação (o ideal é não sujar a pintura para não precisar limpar depois). A regra é lembrar que mesmo que não esteja vendo problema na hora, qualquer atrito pode desgastar aos poucos a pintura e danificá-la a longo prazo.  
  • A oleosidade das nossas mãos desgasta a pintura. Por isso o ideal é NUNCA encostar em partes pintadas com as mãos, ou pelo menos fazê-lo o menos possível. Mesmo que suas mãos estejam limpas e sequinhas, o atrito da pele com a pintura também causa desgaste. Então não encostar é mesmo a melhor solução para manter uma pintura perfeita por muito tempo.
  • A pintura suja. Por isso, como já foi dito, evite o contado dela com outros materiais ou suas mãos. Além destes fatores, o pó, por exemplo, também pode grudar na pintura e sujar, por isso, é sempre bom manter um BJD guardado de forma segura.

No caso de verniz desgastado, seja pelo contato com nossas mãos, com outros elementos, ou pelo uso excessivo do Magic Block, aquela área se torna mais suscetível a grudar sujeira. Uma área que suja mais precisa ser limpa com mais freqüência, e uma área que é limpa com mais freqüência desgasta mais o verniz, o que por sua vez faz grudar mais sujeira. Então tente manter as partes pintadas de um BJD sempre limpinhas e livres de toque.

  • A água é nociva. A pintura pode ser muito prejudicada se for molhada. Não significa que água no rosto de um BJD é um desastre automático, mas o verniz utilizado para selar as camadas de pintura pode esbranquiçar ou estufar (formar bolhas de ar, soltar, craquelar e descascar)no contato com a água. Também, em situações em que a água na pintura não causa nenhum dano aparente, esta na verdade a está desgastando, mesmo que aos poucos. Então mantenha a água e a pintura de seu BJD longe uma da outra.

Cuidados Extras: O que mais evitar para preservar um BJD e evitar acidentes



  • Manchas na Resina: Cuidado com o contato do BJD com tecidos e outros materiais escuros (ou coloridos em geral) que possam soltar tinta, principalmente por períodos estendidos de tempo. Este contato contínuo pode resultar em manchas na resina, às vezes removíveis com Magic Block ou um pouco de sabão, às vezes definitivas (e profundas de forma que nem um trabalho com a lixa resolva a situação).

Mesmo se tratando de um artigo oferecido por lojas de BJD ou mesmo sendo algo que veio com o BJD, sempre é importante tomar cuidado com a possibilidade de manchas. O ideal é remover estes artigos do BJD quando não for necessário o uso, ou verificar freqüentemente a resina por baixo do item escuro para que seja percebido qualquer início de mancha (que geralmente são mais fáceis de remover). É recomendável também lavar, por exemplo, roupas escuras antes de vesti-las no BJD, ou até utilizar uma proteção interna (entre o artigo escuro e a resina) para evitar o contato. É possível sim utilizar roupas pretas num BJD para sempre, sem nenhum tipo de proteção e não ter manchas, mas é bom tomar cuidado constante e, mesmo se tratando de uma peça identificada como “inofensiva”, estar sempre de olho para o caso de uma eventual mancha na resina.

  • Arranhões e Marcas na Resina: Outra coisa que muita gente esquece de falar é sobre os arranhões. A resina dos BJDs é bastante resistente e não vai arranhar se você, por exemplo, passar as unhas nela. Também não preciso dizer que se seu cachorro mastigar o doll ele vai arranhar e lascar (é meio óbvio, né?), mas o que acontece é que como muita gente esquece dessa possibilidade,  acaba se metendo em alguns acidentes não muito legais e as vezes desastrosos.
Porquinha antropomórfica.

O que arranha um BJD? Imagine que você resolveu sentar sua menina (de saia) numa superfície áspera de pedra. Dependendo da aspereza e da “movimentação” do BJD em cima da pedra, pode acontecer de as partes que tiveram contato com a superfície “lixarem” e criarem vincos visíveis na superfície da resina. É só lembrar que uma lixa normal desgasta a resina, então qualquer coisa que tenha um efeito semelhante pode causar marcas e ranhuras num BJD. Não precisa ir tão longe, a resina marca mesmo. Evite superfícies “pouco amigáveis”, prefira superfícies lisas, ou cobra-as com um tecido. Também é bom evitar o contato e principalmente o atrito com coisas pontudas, como chaves e lâminas. Itens utilizados no próprio BJD como acessórios ou stands podem também ser nocivos. Por isso, mantenha seus olhos bem abertos a esta possibilidade.


  • Desestabilidade inesperada: Cuidado com as quedas! E não estou falando de você tropeçar e deixar o BJD que está segurando cair (porque isso todo mundo já evita naturalmente). Acontece que BJDs são bonecos que conseguem ficar em pé sozinhos. Eles sentam e posam deliberadamente enquanto o elástico interno tenciona suas partes unidas e o atrito de resina-contra-resina nas juntas segura as poses. Apesar de ser muito funcional, o mesmo sistema que mantém suas poses pode ser o culpado por uma queda inesperada. Às vezes um BJD pode parecer estar muito estável em uma pose quando, de repente, a tensão dos elásticos se prova mais forte do que o atrito entre as peças, o que faz a junta se mover sozinha, e daí: Desastre.

Por isso, mesmo que um BJD pareça estar super estável em uma pose, nunca o deixe desassistido, ainda mais se for uma pose sem apoio (e principalmente se ele estiver em pé!).
É comum colecionadores de BJD ficarem sempre próximos de dolls em pé (ou sentados sem apoio), sempre a espreita de uma queda inesperada. Ou até colocarem almofadas em lugares estratégicos para minimizar danos no caso de uma desestabilização.
Como estamos falando de quedas inesperadas, pense no seguinte cenário: Vários BJDs em pé, posando juntos, quando um deles de repente cai. Consegue imaginar o efeito-dominó catastrófico? Aliás, quando um BJD cai, é provável (e eu ainda ousaria dizer “o mais provável”) que os danos aconteçam nos dedos das mãos, no nariz, e ainda nas orelhas (principalmente se for um modelo elfo). Por isso também vale sempre considerar o pior cenário na hora de colocá-los juntos. Melhor surtar mentalmente do que remediar depois.
Cada vez mais as lojas estão aprimorando as juntas com sistemas de travas e pinos para que as poses segurem melhor, tanto para aumentar a quantidade de poses que um BJD consegue fazer, quanto para evitar quedas e outros acidentes. Mas não importa o quão boa seja a trava da junta do joelho de um BJD, quando este está em pé, a junta do cotovelo pode se mover sozinha, quebrar o balanceamento do doll, e resultar em uma queda.
A regra é: Lembre-se de que a Gravidade e a Tensão existem. E SEMPRE mantenha seus olhos (e braços e reflexos de ninja) bem grudados em um BJD posando sem apoio.






BJDs Precisam de Manutenção?



Sim, precisam. Mas não é muita coisa e também não é nem um pouco difícil.
Uma coisa são os cuidados para manter um BJD, outra coisa é a manutenção. A diferença é que os cuidados são coisas que você faz no dia-a-dia para manter seu BJD sempre novo e em boas condições. A manutenção já é uma série de coisas que você faz esporadicamente para “renovar” seu BJD de tempos em tempos, e que é inevitável.

Primeiro vamos falar da sujeira: A resina suja. Parece óbvio, mas tem alguns cuidados, principalmente quando se trata de limpeza, que é bom comentar. Por mais que você evite sujar seu BJD e seja uma pessoa super limpinha e cuidadosa, a resina vai ficar suja com o tempo. O contato com as outras coisas, com as suas mãos, com as roupas e até com a poeira criam “crostas” na resina. Se você cuidar direito, não vão ser “OH MEU DEUS, CROSTAS!”, mas você vai perceber o “sujinho” e vai querer limpar. É normal. A resina não é sensível à água, então nada te impede de dar um “banho” no BJD. Agora, “banho” entre aspas mesmo, porque você precisa lembrar das dicas de conservação na hora de fazer isso.
Primeiro: Não use nada oleoso. Muita gente esquece, mas a “aversão a óleo” dos BJDs aponta para aqueles sabonetes cheirosos como os piores vilões. Use sabão neutro, pode ser detergente mesmo. Em outros casos procure se informar sobre produtos alternativos e cuidado para não danificar a resina com substâncias impróprias.

Segundo: Água onde não deve não é legal. Lembre que a pintura é sensível à água e não molhe estas partes. Caso molhar sem querer, seque imediatamente (com muito cuidado para não esfregar) e evite piores danos. Se for mesmo necessário limpar as partes pintadas, utilize um Magic Block com cuidado para remover a sujeira, e evite esfregar demais para não desgastar a pintura mais do que o necessário. Além da pintura lembre que seu BJD é unido por elásticos internos. Água nos elástico os faz “estragar” mais depressa, resultando na perda de elasticidade e, às vezes, em elásticos fracos que podem estourar desavisadamente.
No caso de molhar um BJD montado, deixe-o um tempo exposto ao ar (Não ao sol!) para secar 
os elásticos direito. E mesmo assim, lembre de trocar os elásticos com mais freqüência se eles forem molhados, pois elásticos novos significa um BJD mais seguro e com poses mais estáveis.

Os elásticos são o segundo ponto mais importante quando se trata de manutenção. São eles que mantêm todas as partes do BJD unidas, e são eles que proporcionam a tensão necessária para as poses do boneco. Um elástico novo e com boa tensão resulta em um BJD mais estável. Acontece que mesmo quando um BJD é bem cuidado, com o tempo o elástico “afrouxa” e precisa ser trocado. Às vezes um ajuste na tensão (com um novo nó mais apertado) já resolve, mas outras vezes é necessária a substituição por um elástico novo.

Também tem toda a questão da montagem e desmontagem.  Existem aqueles BJDs que têm partes a mais, partes especiais ou partes alternativas que você conseguiu para ele por capricho. Pode ser também que você queira desmontar um BJD para limpar ou por questões de espaço. Indiferente do motivo, às vezes um BJD precisa ser desmontado. Isso é feito soltando o elástico interno (geralmente soltamos a cabeça, uma das mãos ou um dos pés) e então as partes são separadas. Esse processo é mais fácil do que muita gente diz ser. Às vezes precisa de um pouco mais de força ou de um par de mãos a mais para ajudar (por conta da tensão do elástico), mas não é nem um bicho de sete cabeças.
Apenas é importante lembrar que assim que o elástico é afrouxado (quando solto em uma das extremidades), a coisa toda “desmorona” em pedaços, então sempre desmonte um BJD em lugares baixos ou macios.  No caso de querer trocar uma parte sem ter que desmontar o doll inteiro, é interessante puxar o elástico, colocar um “breque” naquela extremidade (passando um lápis pelo elástico do pulso, por exemplo) e então soltar a peça da extremidade (no caso, a mão). Desta forma você remove a parte que precisa (no caso, a mão), e o BJD não “desmorona” as peças, pois o elástico ainda está tensionado, preso pelo lápis.
Nestes casos é importante lembrar: O elástico é bastante tensionado, então utilize um “breque” que vai aguentar o tranco. Se colocar algo muito frágil para segurar o elástico, o objeto pode quebrar e causar o “desmoronamento” das peças. Ainda, se utilizar, por exemplo, uma caneta e ela quebrar, a tinta vai estourar e os efeitos na resina podem ser desastrosos. Sendo assim, sempre procure objetos seguros para usar de “breque”.

Outro ponto é que algumas pessoas utilizam como “breque”os próprios ganchos do BJD (que prendem no elástico as peças da extremidade, como cabeça, mãos e pés, e normalmente ficam escondidos por dentro da resina). Às vezes isso funciona, mas apesar dos ganchos (também chamados de S-Hooks pelo seu formato de S) serem feitos de metal, por conta da tensão do elástico eles podem deformar e entrar na peça de resina. É bastante comum donos de BJD terem um trabalhão para conseguir “pescar” o S-Hook que ficou entalado dentro da cavidade do pescoço do boneco, porque ao retirar a cabeça do BJD não foi utilizado nenhum “breque” auxiliar no pescoço, e o S-Hook (que parecia estável e rígido) deformou por conta da tensão e foi arrastado para dentro pelo elástico. Então também é importante se preocupar com a falta de “breques” e possíveis deformações no S-Hook.

Já falamos que nem sempre a pintura dura pra sempre, não falamos? Muita gente gosta de manter as pinturas perfeitas por muito tempo e se orgulha delas, mas nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos. Pode ser que um BJD precise de uma pintura nova, isso é perfeitamente normal e não é motivo de vergonha. Caso sinta que seu BJD está “sujinho” demais, com falhas ou desgastes na pintura, ou mesmo que a estética já não agrada mais, parta na fé para uma nova customização (nem que seja um “remake” da versão anterior) e seja feliz!


OK, Curti! Onde consigo um pra mim?



Você pode encontrar as informações sobre compra de BJDs nesse post aqui!



Clique aqui para ir à segunda e última parte desse FAQ.

Até mais!



Obrigada, Marina Rabiruchi, por ter montado esse FAQ!
Créditos dos gifs: Mundo Kawaii Gifs e Super Kawaii Emoticon

Um comentário: